Estou grávida e agora?


Antes de qualquer coisa, não se desespere!


Escolha alguém de sua confiança e conte sobre a gravidez. Não tome nenhuma atitude antes de conversar com algum profissional da saúde.


Faça uma visita ao seu posto de saúde e se você tem até 16 anos procure a CADOL. Nesses locais será realizado um teste de gravidez (TIG) para confirmação. Você pode ir sozinha ou acompanhada por uma a pessoa de sua confiança, ela poderá te apoiar nesse momento.

Diante de dúvidas, incertezas, possibilidades ou "conselhos", procure um profissional de saúde para lhe orientar e prestar esclarecimentos sobre esta nova fase no seu desenvolvimento.

Desde a descoberta da gravidez irão acontecer diversas mudanças, inclusive quanto aos relacionamentos com familiares, parentes, amigos ou colegas. As consultas de pré-natal serão também um espaço em que você pode se abrir e dizer o que a incomoda, os profissionais estão ali para te apoiar.

Faça o Pré-natal! São consultas para acompanhamento da sua saúde e do seu bebê. Nele vocês serão medidos, farão exames e quando chegar a hora do parto, o médico saberá do que você precisa, pois estará tudo anotado na sua carteira de gestante, que você pode conferir clicando aqui.